Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

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PORTAS ABERTAS PARA A HIBRIDEZ: DA TERMINOLOGIA AO COTIDIANO DAS BIBLIOTECAS HÍBRIDAS
Rafaela Carolina Silva, Rosângela Formentini Caldas

Última alteração: 2019-10-10

Resumo


A Ciência da Informação tem discutido diferentes especificações compartilhadas de conceituação, que compreendem a diversidade de suportes, processos, recursos e pessoas pelos quais a biblioteca necessita se adaptar. Entretanto, permanece um questionamento acerca da identificação conceitual da terminologia bibliotecas híbridas. O objetivo foi realizar um levantamento das terminologias, conceitos e formas de atuação dessas bibliotecas em seus ambientes de trabalho. A pesquisa se justifica por entender a existência de uma ambiguidade terminológica no conceito de bibliotecas híbridas, o que é benéfico no sentido de gerar discussões, mas, pode influenciar negativamente na produção de conteúdos, bem como na atuação dos profissionais da informação. A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e explicativa. Quanto ao método de pesquisa, a Pesquisa Bibliográfica focou os artigos sobre bibliotecas híbridas em periódicos científicos da área da Ciência da Informação, nos contextos nacional e internacional. Resultou-se em trinta e cinco artigos no total. O Estudo de Caso baseou a verificação do que está sendo realizado no ambiente de atuação das bibliotecas híbridas. Fizeram parte desse universo doze bibliotecas híbridas. Observou-se que os conceitos utilizados pelos autores para designar as bibliotecas híbridas são convergência de tecnologias com foco no usuário, convergência de mídias analógicas e digitais, mídias digitais e convergência de pessoas e tecnologias com foco no desenvolvimento social. Conclui-se que as terminologias variam de acordo com o contexto de atuação de cada autor, além dos periódicos de escrita do artigo, sendo necessário alcançar uma interoperabilidade semântica na troca de informações ocorridas nas bibliotecas híbridas.


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