Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO PARA BIBLIOTERAPEUTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Delana Galdino de Oliveira, Maria de Fatima Barbosa, Carla Beatriz Felipe

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


A literatura mostra que embora haja bastante produção epistemológica sobre os conceitos de biblioterapia, quase inexistem produções voltadas para a práxis do biblioterapeuta. Isso equivale a dizer que há uma lacuna na descrição de processos de capacitação e treinamento que possam orientar a atuação desse profissional. Com o objetivo de contribuir para diminuir essa lacuna e de modo que auxiliem as atividades práticas do biblioterapeuta, a pesquisa busca desenvolver uma proposta que estabelece uma matriz de ações, com base na gestão e implantação de processos. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta relato de experiência resultante da capacitação e treinamento aplicados aos alunos de graduação que atuam no Projeto de Extensão Educação, Aprendizagem e Diversidade, realizado pelo Departamento de Biblioteconomia, em parceria com o Instituto de Psiquiatria, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Projeto é voltado para pacientes autistas e com transtornos mentais e as atividades de biblioterapia são realizadas pelos alunos de variados cursos de graduação. O processo de capacitação foi desenvolvido em fases e etapas que culminaram em intervenções mais assertivas e eficazes durante os atendimentos clínicos realizados pelos discentes. Os resultados, embora altamente positivos, demonstram ainda a fase embrionária dessa proposta de capacitação e treinamento e acenam para sua continuidade e aperfeiçoamento.


Texto completo: PDF