Última alteração: 2019-10-14
Resumo
O presente artigo analisa a formação de um cenário museológico em Minas Gerais entre as décadas de 1940 e 1960, com a criação dos chamados museus regionais pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, numa perspectiva preservacionista e nacionalista. Ao longo dessas duas décadas foram criados nesse estado quatro museus nessa tipologia: o Museu da Inconfidência, em 1944, o Museu do Ouro, em 1946, o Museu do Diamante, em 1954 e por fim o Museu Regional de São João Del Rei em 1963. Utilizando-se do barroco mineiro como símbolo da origem de uma arte nacional, esses museus buscaram retratar um ideal de nacionalidade germinado durante o Estado Novo (1937-1945) e que ressoou nas décadas seguintes. Através de uma revisão de literatura buscou-se determinar semelhanças na formação desses acervos e coleções e na constituição museográfica dessas instituições, estabelecendo assim a construção de um pensamento museológico padronizado na região mineira.