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BOTS E REDES SOCIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PROPAGANDA COMPUTACIONAL E SEU IMPACTO NA POLÍTICA
Rose Marie Santini, Giulia Tucci, Débora Salles

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


Este artigo baseia-se em uma revisão sistemática da literatura para investigar o estado da arte da pesquisa sobre o uso de perfis falsos em redes sociais ​​para manipular a opinião pública a respeito de questões políticas. O objetivo desta revisão é discutir como a propaganda computacional impacta a construção de consenso, autoridade, legitimidade e representatividade de políticos, partidos, grupos hegemônicos e minoritários nas redes sociais. No total, 369 artigos foram obtidos após busca em quatro diferentes bases de dados de indexação de literatura científica (IEEE, Web of Science, Scopus e EBSCO). Destes, 16 foram considerados relevantes para a questão de pesquisa. Para identificar tendências gerais e resultados específicos, os artigos pertinentes foram analisados descritiva e criticamente. Cinco abordagens principais foram observadas: 1) Políticas de uso e neutralidade das plataformas; 2) Definição, detecção e caracterização dos agentes de manipulação; 3) Atuação política dos agentes nas redes sociais; 4) Tentativas de previsão de resultado eleitoral através das redes sociais; e 5) Dinâmicas da rede e estratégias de propagação da informação. Na conclusão, os resultados da revisão de literatura são articulados em uma análise crítica sobre o estágio atual da pesquisa científica sobre o tema.


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