Última alteração: 2019-10-21
Resumo
O trabalho trata de reflexões de organização do conhecimento no contexto da educação em Biblioteconomia. O objetivo é apresentar uma visão contextual da Organização do Conhecimento no âmbito de bibliotecas e outros sistemas de informação buscando identificar questões fundamentais que contribuam para o ensino-aprendizagem na formação do profissional para atuar nas tarefas de tratamento e recuperação de documentos/informação. Optamos por uma abordagem de natureza conceitual e histórica da Organização do Conhecimento, evidenciando contribuições teórico metodológicas e práticas consideradas como relevantes para o tema. Os resultados evidenciaram que as atividades de organização do conhecimento em bibliotecas vão além dos sistemas de Organização do Conhecimento, notadamente os esquemas de classificação bibliográfica e os índices de assunto. Revelaram também que a eficácia da relação ensino-aprendizagem em organização do conhecimento exige uma reflexão crítica da atividade de classificar como um processo fundamental da natureza humana e de estudos sobre classificação do conhecimento de pesquisadores de outras áreas do conhecimento, tais como filósofos, educadores, psicólogos, cientistas e informáticos. Concluiu-se que esses são parâmetros necessários para conscientizar e instruir o futuro profissional do que significa organizar o conhecimento em bibliotecas e outras unidades de informação, atividade fundamental para o processamento e recuperação de documentos/informação.