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SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: a prática de leitura e a posição do leitor.
Última alteração: 2019-10-09
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre o discurso de instituições que lidam com a prática de leitura, a partir de análise de seus relatórios como textos que produzem efeitos de sentido em quem lê. Destacamos como corpus os seguintes textos: Plano Nacional do Livro e da leitura, Indicador de Alfabetismo Funcional e Programme for International Student Assessment, que são analisados quanto ao discurso sobre a leitura e sociedade e sobre o leitor. A proposta é a de discutir as abordagens da leitura e do leitor que essas instituições apresentam, construindo um discurso sobre o que é ser leitor hoje e como se dá sua prática de leitura, na chamada Sociedade da Informação. A metodologia é de caráter qualitativo, por meio da Análise do Discurso, que visa conhecer a posição discursiva apresentada para construir um lugar para a leitura e o leitor na atualidade. Conclui-se que os textos dos relatórios apresentam um discurso que constrói o perfil ideal de um leitor competente, apto a se inserir na Sociedade da Informação, e essa por sua vez aparece como um termo dado, sem maiores questionamentos, e que não se pode superar, mas sim buscar formas e competências para se adaptar aos seus ditames. Contudo, o discurso das instituições reconhece as questões de interferência na prática de leitura, que envolvem diversos fatores como escolaridade, renda, capacidades cognitivas, valores relacionados, e que demonstram a complexidade na abordagem da leitura.
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