Tamanho da fonte:
A LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO: A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM DESTAQUE
Última alteração: 2019-10-11
Resumo
Apresenta a leitura literária na perspectiva dos discentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Ceará. São eles, o Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI/UFC) e o Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA). Busca entender as relações estabelecidas no percurso acadêmico entre os discentes e as práticas de leitura. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, apoiada no método dialético, baseando-se no entendimento de que a prática leitora está intrinsecamente ligada aos meandros sociais e culturais dos indivíduos em foco. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio para desenvolver o aporte teórico que entrelaça essa temática. O instrumento de coleta de dados escolhido foi a entrevista semiestruturada, por proporcionar maior liberdade de expressão e flexibilidade ao entrevistado. A partir da investigação realizada, concluiu-se que o ingresso no ensino superior ocasiona progressivo afastamento das práticas de leitura literária, sendo suas fontes derivadas de diferentes vertentes, mas que partem de discursos comuns entre os discentes, especialmente com a justificativa da falta de tempo para esse tipo de leitura, ocasionado pela quantidade de leitura técnica e acadêmica exigida no mestrado, seja ele acadêmico ou profissional.
Texto completo:
PDF