Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

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INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL DA BIBLIOTECA HÍBRIDA NAS COMUNIDADES
Rafaela Carolina Silva, Rosângela Formentini Caldas

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Este estudo entende a biblioteca híbrida como equipamento cultural que converge diferentes tipos de informações, produtos, serviços e ferramentas de tratamento, disponibilização e acesso à informação (suportes analógicos e digitais) com vistas a atingir a demanda cultural do público com o qual se trabalha. Para tanto, a sua principal atividade deve se caracterizar como sendo o desenvolvimento da comunidade. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a atuação das bibliotecas híbridas no tangente ao desenvolvimento social das comunidades. O estudo caracterizou-se por ser de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratório e utilizou-se do método Pesquisa Bibliográfica. Nesse cenário, compreendeu-se que o impacto atual das bibliotecas híbridas em sociedade está no fato de as mesmas primarem pelo desenvolvimento social de seus funcionários e usuários, trabalhando com os seguintes tipos de desenvolvimento – acessibilidade (1%), cultural (1%), de coleções (3%), econômico (4%), organizacional (6%), de softwares (7%), profissional (8%), político (17%), social (17%) e tecnológico (36%). Conclui-se que no ambiente da biblioteca híbrida existe uma maior flexibilização nos produtos e serviços oferecidos, uma vez que ela parte de uma estrutura organizacional que propõe multiplicidade de linguagens no fazer da instituição, abrangendo não somente os recursos físicos, mas, principalmente, os recursos humanos para a tomada de decisões. A biblioteca híbrida, então, deve ser um espaço cultural que propicie a promoção de diálogos sob a visão de que as informações registradas no local devem proporcionar a geração de conhecimentos na medida em que são utilizadas.

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