Tamanho da fonte:
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO CONTINUADA DO BIBLIOTECÁRIO
Última alteração: 2019-09-21
Resumo
O artigo lança bases para dar prosseguimento a uma pesquisa, já concluída, sobre Educação Continuada para bibliotecários. O objetivo do presente texto é enfatizar as possíveis aplicações para a biblioteca universitária. Os procedimentos metodológicos utilizados foram, principalmente, o levantamento bibliográfico e a revisão de literatura, além da observação participante dos autores, que trabalham no ambiente universitário. Buscou-se, sempre, adotar um olhar crítico sobre os problemas, nunca ignorando os interesses de mercado, em jogo no mundo das formações continuadas. Como resultados, foram apresentados, em primeiro lugar, a súmula de pesquisa concluída, delineando uma proposta de ação para o trabalho de mediação pedagógica do bibliotecário e, em segundo lugar, foram feitas algumas prospecções sobre a atuação do bibliotecário no universo/laboratório de pesquisas, tendo em vista a continuidade de investigação. Nas considerações finais, corrobora-se o debate sobre os interesses mercadológicos, existentes no âmbito das iniciativas de formação continuada; reafirma-se o primeiro resultado apresentado na seção anterior e aprofunda-se o segundo resultado apresentado, dando ênfase ao papel do bibliotecário como cientista/pesquisador.
Texto completo:
PDF