Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE DO CONHECIMENTO E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sérgio Rodrigues Santana, Edivanio Duarte de Souza

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


A informação na Ciência da Informação é constitutiva de complexas relações disciplinares, polissêmicas e intersubjetivas, que demandam racionalidade e vigilância epistêmica. A partir desse entendimento, reflete-se sobre a formação do novo espírito científico na Ciência da Informação, considerando as abstrações nebulosas da felicidade. Trata-se de uma abordagem hermenêutica e qualitativa fundamentada no método compreensivo-interpretativo que possibilita novas compreensões. Para isso, utilizou-se da Psicanálise do conhecimento científico em colaboração com a Responsabilidade social, por meio da ética e da moral, como condicionantes da prática científica na Ciência da Informação. Os aspectos axiológicos que se estruturam de forma intersubjetiva tomam a dimensão subjetiva na psique no fluxo das forças conscientes, pré-conscientes e inconscientes dos pesquisadores e produzem devaneios, que emergem como obstáculos epistemológicos. Significa visualizar o sujeito ético sob a dimensão do inconsciente, o sujeito moral, sob a dimensão do consciente e a ação do sujeito ético sobre o sujeito moral. Para descortinar abstrações nebulosas/devaneios sobre a Sociedade da Informação e do Conhecimento, as tecnologias digitais de informação e comunicação, e a informação.

Palavras-Chave: Epistemologia da Ciência da Informação; Formação do espírito científico; Obstáculos epistemológicos; Psicanálise do conhecimento científico; Responsabilidade social.


Texto completo: PDF