Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Este trabalho descreve a avaliação de textos de referência com modelos de ontologia e taxonomia da gestão da qualidade publicados no idioma português. Tal abordagem é justificada pelo fato de que os sistemas de gestão organizacionais podem utilizar, durante a sua concepção, bases distintas, o que pode gerar ambiguidade e posterior dificuldade em integrá-los. O objetivo deste estudo é identificar os modelos de ontologia e taxonomia relativos a sistemas de gestão da qualidade disponíveis na literatura e analisar as relações existentes entre eles. Este propósito foi alcançado mediante a pesquisa de modelos de ontologias e taxonomias referentes ao tema gestão da qualidade publicados no idioma português, a avaliação das definições de termos e o consenso de especialistas por meio da aplicação do método Delphi. Foram realizadas pesquisas de conceitos chave no campo da Gestão da Qualidade que permitiram realizar a análise proposta e chegar aos resultados pretendidos. A pesquisa demonstrou baixa correlação entre as definições dos termos constantes nos modelos analisados, o que pode provocar ambiguidade no registro de informações e dificuldade na realização de pesquisas em sistemas utilizados para gestão do conhecimento e da informação.