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LETRAMENTO INFORMACIONAL E A RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: POTENCIALIDADES DIALÓGICAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Pablo Boaventura Sales Paixão, Valéria Pinto Freire, Martha Suzana Cabral Nunes, Claudia Nunes Cardinale

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de conhecimento, habilidades e atitudes em relação ao acesso e uso de informações por parte de setenta alunos de um curso subsequente de Manutenção e Suporte de Informática - em instituição pública federal de ensino técnico profissionalizante no Nordeste do Brasil - para a realização de práticas formativas em EAD no âmbito do Letramento Informacional. Acomoda-se na abordagem quanti-qualitativa, sendo conduzida pela discussão em torno do paradigma fenomenológico husserliano. Como metodologia de pesquisa, optou-se pelo Estudo de Caso, suportado pela Análise de Conteúdo de Bardin, além do software Statistical Package for the Social Science – SPSS para construção dos dados quantitativos. A discussão sustenta-se na presunção de que existe a necessidade de as instituições educativas articularem as potencialidades dialógicas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) às estratégias pedagógicas utilizadas para a formação profissional. No tocante às competências informacionais, é premente a potencialização do ecossistema informacional para que possam mobilizar para além do modelo educacional vigente, centrado na linguagem textual.


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