Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA DE SUPORTE PARA LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
Tânia Barbosa Salles Gava, Camila Zacché de Aguiar, Marcos Paulo Drago Lovati, Davidson Cury

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência vivido no âmbito de um projeto de ensino desenvolvido no ano de 2018 visando apoiar a leitura e compreensão de textos científicos de alunos de cursos de graduação de uma Universidade Federal. Para isso, foi elaborada uma metodologia pedagógica construtivista baseada em atividades de leitura de textos científicos, construção e reconstrução de mapas conceituais em conjunto com debate sobre mapas, uma arquitetura pedagógica que incentiva a análise crítica do estudante ao refletir e debater sobre os mapas de outros estudantes. Com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação, foram utilizadas ferramentas metacognitivas para organização, representação e construção do conhecimento. Tais recursos metodológicos e tecnológicos foram aplicados nas disciplinas de “Organização e Representação do Conhecimento” e “Repositórios Arquivísticos Digitas”. O trabalho descreve as atividades desenvolvidas no projeto de ensino e seus principais resultados no que se refere à evolução dos mapas e, hipoteticamente, do conhecimento no início e final do projeto, após a aplicação da metodologia, bem como o relato dos estudantes sobre a experiência vivida.


Texto completo: PDF