Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Analisa o conjunto dos registros de informação sobre egressos dos cursos de graduação na modalidade presencial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no que diz respeito à sua formação acadêmica e à sua trajetória profissional. O período de análise compreende os anos de 2012 até 2017. No referido período foram diplomados 7.702 estudantes nos cursos de graduação presenciais, mas um total de 2.377 discentes respondeu os questionários. Pesquisa de natureza aplicada, seu propósito é aplicar seus resultados na gestão da UFRPE. Os questionários semiestruturados preenchidos pelos egressos se constituíram como principal fonte de coleta de dados. As análises foram realizadas mediante estatísticas descritivas. Os dados foram analisados de acordo com os resultados observados e posteriormente representados, com base nos relacionamentos e padrões encontrados nas análises. Foram analisados 53 cursos. Em relação à empregabilidade, embora a maioria informasse estar preparada ou razoavelmente preparada para o mercado de trabalho, apenas 32,18% do total afirmaram estar desempenhando suas atividades profissionais na sua área de formação. Relativo à educação continuada, os cursos de pós-graduação foram reconhecidos como relevantes pela maioria dos respondentes. No entanto, a maior parte dos respondentes não realizou cursos de pós-graduação. A análise dos registros de informações sobre os egressos suscitou a necessidade de agregar ao estudo questões como Estado avaliador, emprego e empregabilidade, indicadores socioeconômicos, além dos stakeholders e fatores contextuais que podem influenciar na trajetória profissional dos egressos.