Última alteração: 2019-10-21
Resumo
Este artigo focaliza a mediação da leitura literária em bibliotecas escolares e públicas e tem por objetivo discutir as ações do bibliotecário na mediação da leitura literária com vistas a apresentar um planejamento para a organização das atividades de forma a promover, de um lado, o aprimoramento das práticas biblioteconômicas e, de outro, a formação do leitor com maior autonomia na leitura de textos literários. Parte de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Para tanto, considera os estudos, a partir da revisão bibliográfica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação que investigaram a atuação do bibliotecário na mediação da leitura. Aponta para o necessário redimensionamento do modus operandi do bibliotecário em face de sua atuação como mediador. Propõe um roteiro para a sistematização das ações de leitura e sugere que a prática de mediação da leitura literária seja avaliada em termos das escolhas do gênero textual, dos temas de interesse do público e da atuação do bibliotecário. Poderá contribuir para que o mediador aprimore as suas práticas e para que os usuários da biblioteca passem a apreciar textos literários.