Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÃO BIBLIOTECÁRIA SOBRE MEDIAÇÃO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS
Larisse Macedo de Almeida, Gabriela Belmont de Farias

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


A educação de usuários no ambiente da biblioteca universitária possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento. Nosso objetivo é apresentar dados de pesquisa sobre a compreensão dos bibliotecários acerca da prática da mediação e da competência em informação para a construção do conhecimento científico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Identificamos duas características importantes que compõem a compreensão dos bibliotecários, são elas: independência e autonomia, ambas direcionadas para o usuário na busca de informação. Alguns elementos básicos desse processo, como a interação e a interferência do profissional, não foram ressaltados pelos participantes. Concluímos que os bibliotecários têm a percepção de que a ação mediadora possibilita conhecer o usuário e ofertar serviços personalizados e, por isso, têm buscado investir continuamente na formação de um perfil com habilidades que integram o conceito de competência em informação a fim de ofertar serviços de qualidade nos espaços da biblioteca.


Texto completo: PDF