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GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA OPERACIONAL
Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian

Última alteração: 2019-10-14

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação, os Sistemas de Informação em Saúde, incluindo o prontuário físico e eletrônico do paciente, presentes nas Unidades de Saúde da Família, auxiliam os profissionais a produzirem diariamente um alto volume de informação. Diante disso, torna-se imprescindível que essa quantidade de informação produzida seja gerenciada de maneira inteligente, com a consciência dos funcionários sobre a importância da gestão da informação nos ambientes organizacionais e com o intuito de facilitar e otimizar o uso da informação nas ações diárias e nas tomadas de decisões dessas unidades. À vista disso, o objetivo geral deste estudo foi analisar os processos da gestão da informação e sua presença nas práticas de trabalho das Unidades de Saúde da Família. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o roteiro de entrevista e o roteiro de observação, aplicados nas Unidades de Saúde da Família de Gália, Cândido Mota, Garça e Vera Cruz, municípios do estado de São Paulo. Para análise dos dados pesquisados foi empregado o método de Análise de Conteúdo. Como resultado, verificou-se que a realização dos processos de gestão da informação contribui para a melhoria das práticas oriundas do atendimento aos pacientes das unidades. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a inserção e realização da gestão da informação dependem das iniciativas dos gestores e, levando em consideração a aplicabilidade efetiva dos processos, percebeu-se que não havia gestão da informação nas práticas de trabalho das unidades analisadas.


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