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PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E MUSEOLOGIA NO BRASIL: CANAIS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Última alteração: 2019-10-14
Resumo
A pesquisa, de caráter descritivo, é apoiada na Bibliometria (Lei de Bradford) como método, e utiliza duas técnicas para coletar e analisar os dados: pesquisas bibliográfica e documental. O objetivo foi discutir as características dos principais periódicos utilizados, entre 2012 e 2018, pelos pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Museologia do Brasil, como canais de comunicação da sua produção científica. Dos 216 periódicos utilizados como canal de publicação científica pelos 70 pesquisadores, sete (3,3%) publicaram 23% dos artigos, sendo cinco destes periódicos relacionados à Museologia ou a museus. Os periódicos estudados atendem às principais exigências da comunicação científica. Estes resultados apontam para um cenário favorável esse canal de comunicação em Museologia no Brasil. Apesar de recente e em pouco número, os periódicos da área apresentam características importantes para sua consolidação e melhor avaliação, garantindo um canal de escoamento da produção de conhecimento específica da área.
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