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TERMINOLOGIA E THESAURUS: ANÁLISE DOS TERMOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Última alteração: 2019-10-07
Resumo
O presente trabalho aborda questões relativas à Organização e à Representação do Conhecimento e à Terminologia, enquanto áreas do conhecimento que tratam dos termos, dos conceitos e das suas representações, em domínios de especialidades. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, com delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo geral é o de analisar a utilização do Banco de Dados Terminológicos e do Thesaurus Brasileiro da Educação, como instrumentos conceituais e de controle terminológico da área educacional, para verificar se os descritores utilizados nesses instrumentos possibilitam a recuperação dos termos relacionados ao Censo da Educação Superior. Após a análise, constatou-se que os instrumentos terminológicos podem apresentar algumas limitações no momento de construção de terminologias e que a imprecisão conceitual dificulta a recuperação da informação. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir com futuros estudos sobre a ampliação das obras terminológicas existentes no campo educacional ou para a criação de instrumentos especializados para o Censo da Educação Superior que possibilitem a organização, a representação e recuperação das informações.
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