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CONHECIMENTO TÁCITO E MODELOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO TÁCITO E ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO
Anderson Rodrigues, Sonia Veiga, Fernando Silva Parreiras, Marta Macedo Kerr Pinheiro

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


As mudanças introduzidas pela sociedade da informação, consideram que o maior ativo das organizações é o capital intelectual e não mais os ativos físicos utilizados por décadas a fim de valorar as empresas.  Nesse contexto, o trabalhador do conhecimento é o maior ativo das empresas. O conhecimento tácito, que é complexo de ser desenvolvido e interiorizado, é uma parte valiosa do capital intelectual e imprescindível para organização, mas desenvolver esse tipo de conhecimento, acaba por consumir horas de instrução tradicional em salas de aula e treinamentos, necessários a tornarem os alunos e profissionais mais qualificados. A fim de vencer barreiras logísticas para o aprendizado, modelos interativos de aprendizagem foram desenvolvidos para proporcionar as condições necessárias para se obter conhecimento utilizando as plataformas virtuais. Diante disso, esse estudo visa propor um modelo interativo de aprendizagem para o desenvolvimento do projeto “P&D D0595 - Desenvolvimento de Conhecimento Tácito e Alternância Pedagógica na Formação de Profissionais para atuação no Setor Elétrico” que visa complementar o treinamento tradicional com um sistema de treinamento inteligente em alternância pedagógica através de um modelo de análise de aprendizagem adaptativa.


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