Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
O USO DO TERMO REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS GRUPOS DE TRABALHOS (GTs) DA ANCIB
Fabiano Ferreira de Castro, Ananda Fernanda de Jesus, Rodrigo Sales

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


A representação do conhecimento desperta o interesse de toda a comunidade científica da Ciência da Informação por estar intrinsicamente relacionada à questão da recuperação da informação, problema central da Ciência da Informação. Por ser abordado por diversas áreas da Ciência da Informação o termo Representação do Conhecimento serve a diferentes propósitos. Compreendendo a importância e também a complexidade do termo objetivou-se investigar seu uso terminológico no âmbito dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), partindo de uma análise de caráter quantitativo dos trabalhos publicados nos Encontro Nacional em Ciência da Informação (ENANCIBs). Como matriz metodológica adotou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), cujos dados foram coletados à luz das seguintes categorias de análise: uso do termo representação do conhecimento, enfoque dos documentos e grupos de trabalho. Como resultados foram identificadas sete categorias de uso do termo representação do conhecimento, sendo elas: (1) enquanto uma finalidade; (2) enquanto um instrumento; (3) enquanto um processo; (4) enquanto um objeto de estudo; (5) enquanto um domínio de conhecimento; (6) enquanto uma linguagem estruturada; (7) enquanto uma rede de citações. Conclui-se que embora o termo Representação do Conhecimento seja abordado de maneiras distintas é possível verificar que todas elas convergem ao princípio basilar de que representar o conhecimento é criar formas de (re) apresentá-lo a partir de processos e de instrumentos de representação conceitual.


Texto completo: PDF