Última alteração: 2019-10-11
Resumo
Aborda as peculiaridades dos leitores em tempos de leituras cibernéticas, refletindo sobre suas práticas, peculiaridades e percepções em um contexto marcado pelo digital e pela conectividade. O objetivo é analisar as práticas informacionais de cursistas que realizaram o curso de extensão Formação de Mediadores de Leitura, ofertado na modalidade à distância para mais de 119 mil internautas. Além disso, busca-se suscitar a importância do desenvolvimento de competências para lidar com o aparecimento de novos usos sociais do livro e das práticas de leitura. A metodologia baseou-se na observação participante e análise de conteúdo aplicada nas publicações do grupo de Facebook do curso, com intuito de investigar o perfil dos alunos, suas práticas no grupo, interesses e necessidades informacionais, dentre outros aspectos. Conclui que o compartilhamento de informação influencia no comportamento de uso e busca da informação dos membros do grupo, pois estes produzem, compõem textos hipertextuais e os compartilham influenciados pela necessidade de informação, a partir de assuntos discutidos durante o curso.