Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
UM SISTEMA DE REGISTRO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM PROJETOS DE SOFTWARES DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ÁGEIS
Mauricio Augusto Cabral Ramos Júnior, Carlos Henrique Marcondes de Almeida, Sérgio de Castro Martins

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Bastante utilizadas em projetos de softwares, as metodologias ágeis priorizam a produtividade obtida através do conhecimento tácito, das entregas planejadas e da documentação considerada estritamente necessária. Além da dificuldade em se estabelecer o que documentar, nestes projetos isto costuma representar apenas as entregas realizadas, e não seu desenvolvimento, prejudicando o registro de lições aprendidas e, consequentemente, a gestão do conhecimento e a memória organizacional. Assim, este resumo de abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivos exploratórios e procedimentos de pesquisa bibliográfica apresenta os componentes de um sistema de registro de lições aprendidas baseado em taxonomia, ontologia e processamento semântico de conteúdos multimídia.


Texto completo: PDF