Última alteração: 2019-10-11
Resumo
Criada no século XIX, a Classificação Decimal de Dewey (CDD) carrega em sua estrutura hierárquica imutável o pensamento de sua época. Dentre as diversas fontes que contribuíram para sua concepção, William Torrey Harris destaca-se como a influência mais imediata de Dewey. A classe 700, dedicada às Artes, faz parte do esquema generalista da CDD e teve como base de sua origem as classificações filosóficas de Francis Bacon e, principalmente, de G. W. F. Hegel – refletidas na classificação de Dewey via Harris. Os objetivos da pesquisa são identificar e explicar possíveis insuficiências da CDD na organização sistemática da classe 700, destinada às artes, com vistas nos aspectos próprios das artes contemporâneas. Para tanto, como abordagem metodológica, adotou-se como plano de fundo a observação sob a ótica da dialética histórica-estrutural para dar corpo a uma investigação explicativa e qualitativa, tendo em vista interpretações extraídas de uma análise realizada tanto na classe 700 da CDD quanto na literatura voltada às artes contemporâneas. Os resultados destacam, do ponto de vista teórico e prático, algumas insuficiências da CDD quanto a seu arranjo hierárquico, abrangência e especificidade dos assuntos relacionados à Arte que aborda.