Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

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BARREIRAS INFORMACIONAIS NA CIÊNCIA ABERTA
Fernanda Mirelle Almeida Silva, Francisca Arruda Ramalho, Joana Coeli Ribeiro Garcia

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


A Ciência Aberta impacta e possibilita o surgimento, desenvolvimento e evolução de técnicas, métodos e metodologias ao diversificar as formas de uso, colaboração e compartilhamento de dados, bem como ampliar práticas e atuação de grupos de pesquisa e pesquisadores. Esse panorama contextualiza performances inéditas na Ciência, exigindo da comunidade científica uma postura mais dinâmica e sintonizada com os espaços que a nova era digital protagoniza. No entanto, esses espaços contribuem com o surgimento de diversos obstáculos, ou barreiras informacionais, que podem impedir ou dificultar a adoção dessa Ciência pela comunidade, representando uma necessária reflexão e origina este estudo. Assim, objetiva-se realizar um estudo teórico-reflexivo sobre as barreiras informacionais que dificultam a adoção da Ciência Aberta pela comunidade científica impossibilitando o desenvolvimento e produção da ciência em linhas atuais, utilizando como método de investigação a pesquisa bibliográfica, especialmente publicações científicas sobre os tipos de barreiras informacionais e sobre o conceito e os pilares da Ciência Aberta. Dentre as barreiras informacionais identificadas pela literatura e analisadas pelos contextos tecnológicos e científicos da Ciência Aberta, as tecnologias provocam a superação de barreiras (intraorganizativas, geográficas, legais (tenho dúvidas se eliminou essa ou atualizou: para pensar), de tempo, financeiras e de idiomas), atualizam outras (interpessoais, terminológicas, ideológicas, econômicas, de deficiência, capacidade de leitura, de consciência e conhecimento e de responsabilidade) ao mesmo tempo que possibilitam o surgimento de uma (tecnológica, relacionadas ao usuário, sistemas, ferramentas e recursos, navegação e conexão).

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