Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE EMISSÃO DE DIPLOMA: UM ESTUDO BASEADO NAS NOVAS PORTARIAS DO MEC
Rodrigo Fernandes Santos, Elisangela Cristina Aganette

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Instituições de vários segmentos realizam inúmeras iniciativas para exploração de novas tecnologias. No contexto das IES (Instituições de Ensino Superior), a maioria das universidades ainda não adotaram tais tecnologias, com intuito de transformar seus processos. O progresso tecnológico trouxe consigo, além de benefícios, alguns problemas. A emissão de diplomas nas IES, objeto de estudo do presente artigo, por exemplo é operacionalizada manualmente, desde sua solicitação até sua emissão, o que propicia o aumento dos casos de falsificação. Isso evidencia, que as IES possuem um desafio real. Diante deste cenário, o Ministério da Educação – MEC, para combater as falsificações e modernizar o acesso à tecnologia, publicou as portarias: 315 e 330 de abril de 2018 e 554 de março de 2019 que impõe prazo de adaptação às exigências nelas contidas até abril de 2021. Assim, o presente artigo, resultado das primeiras inferências da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento ECI/UFMG, tem como objetivo apresentar um modelo de plataforma de negócios digitais, através do planejamento, mapeamento, especificação e implantação do processo de emissão de diplomas em uma IES pública: na Escola de Ciência da Informação da UFMG, com o auxílio de uma plataforma de negócios digitais, e fundamentados nas portarias. Por se tratar de pesquisa em andamento, a implementação não possui resultados definitivos, porém espera-se que o estudo evidencie as etapas para a construção do modelo, inicialmente pensado para o processo de diplomas, e contribua assim, para a transformação digital, eficiência e eficácia em outras universidades.


Texto completo: PDF