Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
Marco Antônio Almeida Llarena, Rosilene Agapito da Silva Llarena, Emeide Nóbrega Duarte, Suzana de Lucena Lira, Rayan Aramís de Brito Feitoza

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O entendimento sobre comunidade de prática e aprendizagem colaborativa culmina em contribuições para a construção do conhecimento dos atores sociais em ambientes colaborativos diversificados, de modo que atendam a demanda e efetividade sociais e as necessidades contemporâneas de conhecimento. Objetiva analisar as aproximações teóricas entre aprendizagem colaborativa e comunidade de prática para construção do conhecimento na produção científica da Ciência da Informação. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa, com adoção de análise de conteúdo. Aponta que existem atividades que evocam as aprendizagens colaborativas ocorridas nos âmbitos de grupos de aprendizagens ou comunidades de prática com o fim de compartilhamento de informações e conhecimentos. Isso pôde ser facilmente percebido nas abordagens dos artigos analisados sobre aprendizagem colaborativa, assim como aqueles que tratam da comunidade de prática. Conclui que as comunidades de prática, enquanto aliadas ao processo de aprendizagem colaborativa, podem ser caracterizadas como estratégias para a construção do conhecimento.

Texto completo: PDF