Última alteração: 2019-10-14
Resumo
Os sistemas de informação estão colaborando no processo de planejamento e tomada de decisão das organizações de saúde. Entretanto, a sua implantação perpassa por fatores que tanto podem colaborar para o seu sucesso quanto para o seu fracasso. A aceitação e uso de sistemas de informação pelos usuários é considerada uma condição essencial para garantir esse sucesso. Isto posto, destaca-se que esse trabalho tem por objetivo analisar a aceitação e uso de um sistema de informação implantado na Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa mista do tipo descritiva. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Quanto aos aspectos quantitativos, tratou-se com a estatística descritiva, já para os dados qualitativos foi aplicada a análise de conteúdo de Bardin. Da estatística descritiva, é possível evidenciar que, de forma geral, o sistema é aceito pelos usuários, mas precisa de algumas adequações, como, por exemplo, facilitar o seu uso, incentivar a utilização dária e adequada, bem como garantir a estrutura para o seu funcionamento pleno. Das entrevistas, podem ser identificados os seguintes fatores críticos de sucesso: os aspectos estruturais, a atuação dos gestores e o uso e aceitação do próprio sistema. Com base no resultado apresentado, algumas estratégias que possam superar as limitações existentes e maximizar a aceitação e o uso do sistema são sugeridas. Por fim, ratifica-se a importância desse estudo para ampliar o debate sobre o uso de sistemas de informação em instituições de saúde.