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ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PARTITURAS DE RADAMÉS GNATTALI USANDO DOIS NÍVEIS CONCEITUAIS: OBRA E DOCUMENTO MUSICOGRÁFICO
Adriana Olinto Balleste, Alea de Almeida

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


Radamés Gnattali é considerado, hoje, um dos maiores compositores brasileiros de música de concerto de todos os tempos, ao lado de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri. Em 2003, iniciamos o projeto de catalogação das partituras de música de concerto do compositor. Em 2006 lançamos um site e um CD-Rom com o catálogo de partituras, de discos, biografia, álbum de fotos, álbum de recortes, filmografia e outras informações. Agora, em 2019, recomeçamos a organização de seu acervo, focando nas composições e arranjos de música popular. Radamés compôs muitas músicas populares e fez uma quantidade enorme de arranjos para variadas formações instrumentais, sempre escritos em partituras, principalmente no tempo em que trabalhou na Rádio Nacional e na TV Globo. A organização do acervo é um desafio que resolvemos de forma singular. Utilizamos uma concepção dualista utilizando duas categorias: ‘obra’, um conceito abstrato da música e ‘documento musicográfico’ que se refere à partitura, ou seja, à representação física de uma obra. Dessa forma, uma obra pode representar várias partituras e uma partitura está relacionada à uma determinada obra. Nesse artigo vamos contextualizar o compositor e sua obra e especificar nossa metodologia de trabalho em relação à organização do acervo e a forma de acesso às informações relacionadas.

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