Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

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MODELOS DE AVALIAÇÃO DE LIVROS ACADÊMICOS
Cláudio França, Nanci Oddone

Última alteração: 2019-10-14

Resumo


Tendo por tema a avaliação da atividade científica, este estudo propõe mapear as iniciativas de avaliação da produção científica publicada em livros acadêmicos. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, motivada pela necessidade de conhecer as iniciativas de avaliação e indicadores que delas emergem para representar o impacto de pesquisas disseminadas em livros acadêmicos. O primeiro estágio do estudo, promoveu o mapeamento das iniciativas de avaliação, por meio de pesquisa documental exploratória na qual foram consultadas ferramentas de busca na Web, especialistas, grupos de pesquisa, além da análise das referências de documentos recuperados nas pesquisas, que remetiam a métodos de avaliação de livros. Em seguida, por meio da técnica de análise documental as iniciativas de avaliação foram agrupadas de acordo com a tipologia de avaliação, técnicas utilizadas para reunir informações sobre as obras avaliadas, produto gerado e tipo de impacto mensurado. Os resultados do estudo evidenciaram a existência de 24 iniciativas de avaliação que, não obstante apresentam variações no método de avaliação, são direcionados em sua maioria (71%) para mensurar somente o impacto científico de livros acadêmicos, tendência que impede a exploração dos aspectos multidimensionais, próprios do livro, alcançados por indicadores de impacto socioculturais.


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