Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Tamanho da fonte: 
Relatório de Responsabilidade Social Corporativa: análise de conteúdo em empresas familiares e não familiares no mercado brasileiro.
Rosiane Graziele Rodrigues Pimentel, Ricardo Sartori Cella

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


As empresas familiares são presentes em todo mercado e desempenham um papel crucial na economia, mas a forma como elas diferem na divulgação de informações, inclusive de ações sociais e ambientais, de empresas não familiares tem sido largamente ignorada na literatura. Avançando o discurso sobre relatórios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), o trabalho teve o objetivo de examinar como a influência da família em uma organização empresarial afeta o relatório de RSC. Os argumentos desenvolvidos aqui se baseiam na teoria institucional, utilizando um conjunto de evidências empíricas reunidas através de uma análise de conteúdo dos relatórios de RSC de 122 empresas, grandes e médias, presentes no mercado acionário brasileiro. A análise da teoria fundamentada informa e contextualiza várias diferenças no tipo e conteúdo dos relatórios corporativos de responsabilidade social de empresas familiares e não familiares. Por meio da técnica de análise de conteúdo este estudo evidenciou várias diferenças entre empresas familiares e não familiares nos tipos de relatórios de RSC e conteúdo divulgado. Estas diferenças referem-se no engajamento de atividades de RSC, na participação de índices de sustentabilidade, na divulgação de informações sobre filantropias, na compatibilidade de seus relatórios com os padrões e ênfase em diferentes tópicos de RSC. O trabalho contribui com os estudos de empresas familiares e para o entendimento dos relatórios de RSC, oferecendo implicações para a prática e delineando vias promissoras para futuras pesquisas.

Palavras-chave


Relatórios de Responsabilidade Social Corporativa, empresas familiares, Teoria institucional.

Texto completo: PDF