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Gestão Pública: Construção de um Modelo Construtivista para Apoiar a Escola Virtual de Administração Pública de Santa Catarina no Combate à Evasão da Capacitação à Distância
Última alteração: 2019-12-20
Resumo
A capacitação é vista como instrumento de aperfeiçoamento do capital intelectualem suas atribuições, porém a evasão é um problema recorrente nas Escolas de Governo. Esteartigo tem como objetivo construir um modelo construtivista que subsidie a gestão dos cursosde capacitação via Moodle, ofertados pela Escola Virtual de Administração Pública do Estadode Santa Catarina (SEA-SC), no que tange ao combate à evasão dos servidores matriculados.Adotou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) parasubsidiar a construção do modelo sob o olhar dos decisores (diretora da Escola eadministrador da SEA). Por meio da realização das etapas dessa metodologia, foi possívelgerar conhecimento nos gestores para construir os 13 indicadores do modelo ad hoc;identificar o statu quo dos cursos de capacitação ofertados pela Escola Virtual (SEA-SC); epropor à administradora da Escola ações de aperfeiçoamento para melhorar o desempenhoatual da área ‘Gestão da Evasão’. Com a construção do modelo, identificaram-se (i) quatroáreas de preocupações: ‘Gestão da Evasão’, ‘Temas dos Cursos’, ‘Criação de Parcerias’ e‘Gestão Interna’; (ii) o statu quo da área ‘Gestão da Evasão’ evidenciou a necessidade deações de melhoria nos aspectos: existência de tutoriais e inscrições simultâneas em múltiploscursos; e, (iii) divergências entre os indicadores propostos pela literatura e os apontados pelosdecisores como importantes e suficientes para gerenciar a evasão dos cursos de capacitação,via Moodle, ofertados pela Escola Virtual.
Palavras-chave
Gestão pública; Evasão; Capacitação; Abordagem Construtivista.
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