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A Curricularização da Extensão Universitária no Curso de Ciências Contábeis da UNESC
Última alteração: 2019-12-20
Resumo
O objetivo geral da pesquisa consiste em verificar maneiras de oportunizar a curricularização da extensão no curso de Ciências Contábeis da UNESC. A pesquisa é descritiva, exploratória e documental; com procedimentos do tipo levantamento, por meio de análise qualitativa e entrevistas semiestruturas, com docentes e coordenação do curso de Ciências Contábeis e gestores das demais áreas de formação das IES. Os resultados apontam que: i) a Universidade iniciou processo de discussão sobre o assunto nos diversos âmbitos institucionais, o que evidencia preocupação dos gestores não apenas com o cumprindo das exigências legais, mas com o objetivo da IES de tornar-se referência em comprometimento social; ii) o Curso realiza algumas ações e desenvolve projetos de extensão que foram intensificados a partir da criação do PEGC, os quais podem ser aprimorados e ampliados para atender a necessidade da curricularização da extensão; iii) a maioria dos professores entrevistados apresenta entendimento limitado sobre extensão, compreendendo-a apenas como prestação de serviços e desconhecem o verdadeiro conceito da extensão universitária. Conclui-se que o principal desafio para a inserção da curricularização da extensão no curso de Ciências Contábeis investigado está centrado no processo de conscientização dos docentes, que necessitam compreender o verdadeiro papel da extensão universitária na formação dos estudantes e para a comunidade externa.
Palavras-chave
Extensão Universitária; Currículo dos Cursos de Graduação; Ciências Contábeis; Indissociabilidade, Ensino, Pesquisa e Extensão.
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