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Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
Última alteração: 2019-12-20
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a correlação entre a carteira de crédito da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) com os investimentos em propaganda e publicidade alocados pela instituição e se o comportamento da carteira de crédito responde à evolução do PIB. Para isso, aplicou-se como método de pesquisa a estatística multivariada, com o auxílio do software GRETL para o desenvolvimento de tabelas, gráficos, testes de normalidade nas variáveis, análises de correlação e regressão dos dados. Os microdados originais compilados tratam de uma série temporal mensal, no período compreendido entre janeiro de 2011 e setembro de 2017, totalizando 81 meses. Os valores dos investimentos mensais em propaganda e publicidade foram extraídos do fluxo de caixa do Badesc. Os valores mensais da carteira de crédito foram extraídos do Balanço Patrimonial do Badesc. Os dados mensais do Produto Interno Bruto (PIB) foram coletados no site do IpeaData, pois o IBGE apresenta apenas os indicadores trimestrais. Os resultados revelam que os investimentos direcionados a propaganda e publicidade apresentam um determinado impacto sobre os resultados da agência de fomento. Contudo, a evolução do PIB tem uma participação muito maior na composição deste indicador. O gráfico de série temporal demonstrou que houve grande volatilidade na carteira de crédito do Badesc nos últimos anos.
Palavras-chave
Carteira de crédito; Propaganda; Publicidade; Marketing; Agência de Fomento.
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