Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

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O Impacto dos Planos de Opções de Compra de Ações no Desempenho das Companhias Brasileiras
Eric Alves Pessoa, Ionara Lúcia de Melo Castro Oliveira, Carlos Henrique Silva do Carmo

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


Na concepção da Teoria da Agência a separação entre propriedade e controle gera conflitos. De modo a alinhar interesses entre os acionistas e os executivos das empresas, a concessão de Plano de pagamento baseado em ações (PBA) para os gestores das companhias tem sido um mecanismo constantemente utilizado. Uma maneira de minimizar os possíveis conflitos da relação entre principais e agentes, é a utilização de incentivos por meio de remuneração variável, como Planos de Pagamento Baseado em Ações (PBA), que tem como objetivo alinhar interesses entre acionistas e executivos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar a existência de desempenho superior em empresas que concedem planos de PBA como forma de remuneração quando comparado com outras companhias que não utilizam esse mecanismo de incentivo. Trata-se de estudo de cunho quantitativo e qualitativo. Para atingir o objetivo proposto e investigar o impacto do PBA no desempenho financeiro, o universo da pesquisa compreendeu as empresas de capital aberto listadas na BM&BOVESPA no segmento Novo Mercado, que registrava 128 empresas para os anos de 2013 a 2015, totalizando 384. A metodologia utilizada na análise dos dados para a avaliação do impacto do PBA no desempenho das organizações contempla a técnica de regressão linear múltipla, a partir da utilização da estrutura de dados em painel, que procurou mensurar se a presença do PBA gera ou não valor ao acionista. Conforma pesquisa bibliográfica aliada à análise dos dados, observou-se que, de modo geral, que a maioria das empresas investigadas utilizam esse tipo de remuneração e que não havia diferença estatisticamente significativa entre os indicadores de desempenho das empresas que concediam e não concediam PBA.

Palavras-chave


Plano de pagamento baseado em ações (PBA); Teoria da Agência; Remuneração variável; Painel de dados.

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