Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

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Value Relevance dos Ativos Intangíveis
Rosiane Graziele Rodrigues Pimentel, Ercílio Zanolla

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


A informação contábil é relevante para seus usuários quando auxilia na tomada de decisões. E uma das principais maneiras de verificar essa relevância é analisar o comportamento do preço das ações. Assim, diante da importância da contabilidade para seus usuários, o presente trabalho teve como objetivo verificar a relevância dos ativos intangíveis no comportamento dos preços das ações das empresas do mercado acionário brasileiro, inclusive, no período de crise econômica. Para tanto, utilizou-se o Modelo de Ohlson para analisar a amostra composta pelas empresas não financeiras presentes na B3 que divulgaram as demonstrações financeiras no período de 2010 a 2016. Foram criadas duas hipóteses: H1 - o lucro e o patrimônio líquido são value relevants. H2: o lucro, o patrimônio líquido e o ativo intangível são value relevants, inclusive no período recessivo. Os dados foram organizados em painel e as regressões foram rodadas no software STATA. Os resultados apontaram que o lucro, o patrimônio líquido e o ativo intangível são relevantes, entretanto, a crise econômica não apresentou poder explanatório no modelo.

Palavras-chave


Informação contábil, value relevance e ativo intangível

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