Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

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Conexão Política e Gerenciamento de Resultados no Brasil
Paulo Henrique Nobre Parente, Ariane Firmeza Mota, Edilson Paulo, Alan Diógenes Góis

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


Esse estudo investiga a relação entre a conexão política e o gerenciamento de resultados nas empresas brasileiras. A população é composta pelas empresas listadas na B3 S/A, Brasil Bolsa Balcão, compreendendo os pleitos eleitorais de 2006, 2010 e 2014. A conexão política é medida pela doação de campanha realizada pela empresa e/ou pelo diretor executivo (CEO), enquanto o gerenciamento de resultados (accruals discricionários e por atividades operacionais) é proxy da qualidade da informação contábil. Os resultados evidenciam que um quarto das empresas estão conectadas politicamente, doando, em média, 1,2% dos seus lucros. Além disso, as empresas politicamente conectadas apresentam maiores níveis de gerenciamento de resultados contábeis e, consequentemente, menor qualidade da informação contábil. Sendo que esse comportamento se mostra distinto a partir das diferentes estratégias de gerenciamento de resultados por accruals ou por manipulação das atividades operacionais. Portanto, os resultados da presente pesquisa são relevantes para o mercado de capitais brasileiro, uma vez que os investidores, conhecendo os efeitos da conexão política da empresa, poderiam tomar decisões mais precisas de investimentos, assim, eles poderiam ponderar o risco de uma informação contábil de baixa qualidade em função de outros benefícios que empresas conectadas podem produzir.

Palavras-chave


Qualidade do lucro; Gerenciamento de resultados; Conexões políticas.

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