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IFRS e Ensino em Ciências Contábeis: Uma análise em periódicos nacionais
Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry, Willian Diehl

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


A pesquisa analisa a produção científica com a temática de ensino em relação à adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) no Brasil. No estudo, a abordagem do problema ocorre de forma quantitativa, quanto ao objetivo, de forma descritiva e, no que tange aos procedimentos técnicos, documental, mediante a identificação de 18 artigos sobre “ensino e IFRS” no período compreendido entre os anos de 2007 a 2017. Os resultados analisados indicam que os periódicos com maior número de publicações são as Revistas Contabilidade e Controladoria e Universo Contábil. Dentre os autores analisados, 31% apresentou titulação de doutorado ou de pós-doutorado, a despeito do que restou evidenciada forte aceitação de publicações de pesquisadores ainda em fase de formação. Os autores identificados mais produtivos para a temática foram Jorge Katsumi Niyama e Ducineli Régis Botelho. No universo de pesquisas contábeis sobre IFRS, poucas são as que abordam a relação da adoção das normas internacionais com o ensino; um tema atual, relevante e carecedor de estudos mais aprofundados. Os desafios existentes no âmbito da educação contábil, especialmente aqueles relacionados à qualificação do corpo docente, dos discentes e da estrutura curricular, impactam na adoção das IFRS e precisam ser superados.

Palavras-chave


Ensino; Contabilidade; Convergência; IFRS; Normas internacionais.

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