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Análise dos Fatores que Influenciam na Evasão Escolar em Curso de Ciências Contábeis
Última alteração: 2019-12-20
Resumo
No contexto acadêmico a evasão escolar pode ser entendida como um fenômeno complexo que gera consequências negativas nos indivíduos e na sociedade. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam na evasão escolar em curso de ciências contábeis. O estudo caracteriza-se como descritivo, de levantamento e quantitativo. A amostra foi composta por estudantes do 1º ao 6º semestre do curso de Ciências Contábeis de uma instituição do Estado de Santa Catarina. Utilizou-se um questionário aplicado em 2017/2 para coletar as características dos acadêmicos, os fatores que os fizeram escolher pelo curso e os fatores que os fariam abandonar o curso, contando com uma amostra total de 101 respondentes. Para o tratamento dos dados utilizou-se Estatística Descritiva e Análise Fatorial por Componentes Principais. Os resultados indicam que o primeiro fator referente à escolha do curso explica 27% da variância e foi formado pelas seguintes questões: atendimento das aptidões pessoais do acadêmico, o nível de exigência do curso e a condição que o curso permite de o acadêmico estudar e trabalhar simultaneamente. Enquanto, os fatores de evasão mais significativos, com 25% de variância, foram: mudança de interesse, opção de vida e/ou indecisão profissional, problemas de saúde ou falecimento, mudança de residência/domicílio, por não atender minhas expectativas, reprovações constantes, desempenho acadêmico insuficiente e escolha equivocada do curso. Esses resultados permitem identificar os possíveis fatores de evasão escolar e assim criar estratégias e ações para mitigar os efeitos negativos desta no ambiente acadêmico.
Palavras-chave
Educação; Evasão escolar; Curso de Ciências Contábeis.
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