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Influência Das Conexões Políticas No Gerenciamento De Resultados De Companhias Abertas Listadas Na B3
Natália Da Silva Schio, Viviane Krein, Geovanne Dias De Moura

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


O estudo objetivou verificar a influência das conexões políticas no gerenciamento de resultados das companhias abertas listadas na B3. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, documental e quantitativa. O período analisado compreendeu o ciclo político nacional completo de 2011 a 2014 e o ciclo político nacional parcial de 2015 a 2016. A amostra foi composta por 381 companhias no período de 2011 a 2014 e 400 companhias no período de 2015 a 2016. O gerenciamento de resultados foi analisado por meio dos accruals discricionários baseados no modelo Jones modificado e como proxy para conexões políticas foram utilizadas três variáveis: (1) dummy que recebeu valor 1 quando a companhia realizou doações para campanha eleitoral; (2) dummy que recebeu valor 1 quando havia participação acionária de político ou do governo na estrutura de propriedade das empresas; (3) dummy que recebeu valor 1 quando havia doação para campanha eleitoral ou participação acionária do governo de forma direta ou indireta. Os resultados revelaram que houve uma pequena redução no número de companhias politicamente conectadas de 2010 para 2014. Em relação ao gerenciamento, a análise univariada evidenciou que as diferenças nas médias dos indicadores de gerenciamento de resultados não eram estatisticamente significativas entre as empresas que possuíam e que não possuíam conexões políticas seja quando a análise ocorreu por meio da variável Conex_Doacao, seja pela variável Conex_PartAcion, ou, ainda, pela variável Conex_Doa&PartAcion. Destaca-se que as diferenças não existiram em nenhum dos anos. Por fim, os resultados da análise multivariada confirmaram que as conexões políticas não influenciavam no nível de gerenciamento, nas empresas da amostra.

Palavras-chave


Conexões políticas; Gerenciamento de resultados; Companhias abertas listadas na B3.

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