Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Tamanho da fonte: 
Work-Life Balance e o Trabalho Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
Renata Mendes de Oliveira, Loyane Renata Faria

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


A profissão docente é uma das mais estressantes da atualidade, considerando as constantes exigências no processo de avaliação e formação continuada, bem como a questão do equilíbrio necessário entre vida profissional e pessoal. Diante disso, o presente estudo teve por objeto verificar a relação entre a gestão de tempo e Work Live Balance dos professores atuantes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário disponibilizado pelo Google Docs para os professores que atuam no campus de Uberlândia (MG) e de Ituiutaba (MG), sendo obtidas 39 respostas validas, sendo a análise descritiva dos dados com a adoção de tabelas. Os resultados revelaram que apesar de dedicarem várias horas do seu dia e ainda levar trabalho para casa, os docentes se mostraram satisfeitos com a atividade que exercem. Considerando a relação de trabalho, família e vida pessoal a pesquisa mostrou que os docentes universitários conseguem manter certo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Pelas respostas apresentadas foi possível identificar que os docentes conseguem fazer uma boa gestão de seu tempo concordando inclusive que podem trabalhar a gestão de modo a conseguirem momentos destinados ao lazer e atividades físicas.

Palavras-chave


Work Live Balance; Docentes; Equilíbrio; Vida pessoal; Vida profissional.

Texto completo: PDF