Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

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Teoria dos Prospectos: Análise do Efeito Framing no Processo de Tomada de Decisão
Silvana Dalmutt Kruger, Bruno Riciere Masson, Juliana Fabris, Franciele Pastre

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


O objetivo do estudo é identificar a influência do efeito framing no processo de tomada de decisão pelos estudantes do curso de ciências contábeis, a partir do contexto norteador da teoria dos prospectos. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa se caracteriza como descritiva, experimental quanto aos procedimentos e de cunho predominantemente qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário baseado no estudo de Cardoso, Riccio e Lopes (2008), com aplicação de questões-problemas. A análise considera as respostas 168 acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade do estado de Santa Catarina. Na generalidade, os resultados contribuíram para confirmar a influência do efeito framing nas decisões entre os acadêmicos, identificado por meio das decisões a partir da alteração na forma de exposição dos problemas. Os resultados demonstram que, na maioria dos casos, os respondentes tiveram tendência por opções mais arriscadas quando estão diante de um ambiente de possível ganho e são mais prudentes quando estão diante de possíveis perdas. De modo geral, a pesquisa destaca a existência de erros nas decisões gerenciais considerando o modo de apresentação de um determinado problema, bem como, que o efeito framing influencia as decisões dos indivíduos.

Palavras-chave


Teoria dos Prospectos; Efeito Framing; Tomada de Decisão.

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