Aproveitamento do rejeito de minério de ferro (RMF) em materiais de construção civil
Daniela Evaniki Pedroso
<p>Universidade Tecnológica Federal do Paraná;</p><p>Universidade Tuiuti do Paraná</p>
Brasil
Doutoranda em Engenharia Civil no Programa de Pós-Graduação em Engenheira Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de Materiais e Componentes de Construção; possui Mestrado em Engenharia Civil também pelo mesmo programa e linha de pesquisa; iniciou a graduação em Engenharia Civil na Universidade Politécnica de Lviv na Ucrânia, por um intercâmbio realizado em parceria com o Ministério da Educação do Brasil e Ucrânia e concluiu o curso pela Universidade Positivo. Também cursou Tecnologia em Concreto pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de resíduos industriais para confecção de novos compósitos, concretos e argamassas.
Cleber Luis Pedroso
<span>Universidade Tecnológica Federal do Paraná</span><br />
Brasil
Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenheira Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de Materiais e Componentes de Construção. Possui bacharelado em Engenharia Civil, também possui graduação em Tecnologia em Construção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem ampla experiência na área de Engenharia Civil, em construção de edifícios. Atualmente é servidor público federal na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Vsevolod Mymrine
<span>Universidade Tecnológica Federal do Paraná</span>
Brasil
Possui mestrado em Cristaloquímica, Mineralogia e Geoquímica pela Universidade Federal Lomonosov, Moscou (MGU,1966); Ph.D. em Engenharia Geológica e Ambiental, 1976. Tese de Ph.D.: «Investigação de processos de formação de estruturas durante o fortalecimento de solos argilosos por cinzas volantes de xistos betuminosos de usinas termoelétricas». Tese de D.Sc. (Doutor das Ciências) «Fundamentos teóricos do fortalecimento de solos argilosos por rejeitos do tipo escórias ferrosas, para construção de bases de estradas», MGU, 1987; membro da equipe (1962-1965) vencedora do Prêmio Nobel de Física,1964, coordenador A.M. Prokhorow, pelo desenvolvimento dos Raios Laser; Diretor do Projeto ONU (PNUMA) 1981-1984;Presidente do Simpósio Internacional ONU(PNUMA) "Escórias siderúrgicas - cinzas termelétricas e meio ambiente",1983,URSS; Professor Titular (1987); Principal Cientista do Instituto GeoEcologia da Academia Russa das Ciências (RAN) 1991-1997; Eminente Cientista da Rússia (1994); Professor Titular Visitante, CENIM CSIC, Madrid, 1997?1999; Professor Titular Visitante, CIENTEC, Porto Alegre, Brasil, 2000?2002; UFPR,Curitiba, 2002-2012; UTFPR, 2012-atual. Durante mais que 40 anos Dr. Mymrine trabalha na área de desenvolvimento de novos métodos de utilização de resíduos industriais e municipais: Resíduos Siderúrgicos, Construção de Máquinas, Resíduos de Mineração, Petroquímica, Elaboração, Construção e Demolição, Produção e reaproveitamento de papel, papelão e celulose, Municipais, de Energética, de processos Químicos e Agrícolas, etc. Atualmente na base de pesquisas dele quase 80 tipos de resíduos podem ser usados como matéria prima para ajudar as empresas que estão enfrentando os problemas ambientais. Esta desenvolvendo de métodos (composições e tecnologias) para fabricação de materiais de valor como: cerâmica, vidro-cerâmica, concreto, argamassa, isolantes térmicos e acústicos, bases de estradas, aeroportos, bases de aterros de lixo municipal e industrial, núcleo de represa, novas variedades de combustíveis com alto poder calorífico, etc.