METODOLOGIA PARA A REPRESENTAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE ESCULTURA SACRA
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1. | Título | Título do documento | METODOLOGIA PARA A REPRESENTAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE ESCULTURA SACRA |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Adriana Aparecida Lemos Torres; Universidade Federal de Minas Gerais; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan; Universidade Federal de Minas Gerais; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | |
4. | Descrição | Resumo | A fotografia constitui um tipo de documento iconográfico e é capaz de transmitir conhecimento e testemunhar atividades humanas. Para uma eficiente recuperação da informação contida na fotografia, os acervos fotográficos demandam organização e representação para destacar as informações relevantes, alinhadas ao propósito e às necessidades dos usuários. A literatura apresenta metodologias para a representação de imagens, que têm atributos distintos dos documentos textuais. As metodologias recuperadas na pesquisa destacam elementos considerados relevantes para a representação, porém, nenhuma delas é completa. Também não englobam aspectos de fotografias de esculturas de arte sacra - biográficos e visuais aos interpretativos e simbólicos. Nesse tipo de fotografia é preciso considerar os atributos dos dois tipos de documentos iconográficos – da fotografia e da obra retratada. Esta pesquisa foi norteada por essa lacuna e por uma demanda real de criação de um repositório virtual para compor o Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais. Teve como objetivo a construção de uma metodologia unificada para a representação de aspectos intrínsecos e extrínsecos de documento iconográfico dos tipos fotografia e esculturas de arte sacras. É um estudo de natureza exploratória, bibliográfica e descritiva, tendo utilizado o método de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do trabalho. Para validação, este artigo apresenta a análise de uma das fotografias selecionadas na amostra da pesquisa. Os resultados demonstram a completude e abrangência dos aspectos contidos na metodologia, contribuindo para sua aplicação em contextos distintos e a diversificadas necessidades de comunidades de usuários. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | Capes, CNPq |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2019-10-04 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1250 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | ENANCIB; ENANCIB 2019 |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |