Última alteração: 2019-10-18
Resumo
O atual crescimento na geração de dados tem criado um oceano de dados, de alta variedade, e que transitam em alta velocidade. Esse fenômeno tem sido chamado de Big Data, que se baseia na coleta, processamento e análise de um conjunto tão grande e diverso de dados, que não podem ser suportados pelas ferramentas tradicionais de processamento e análise. Diante de todo o impacto e relevância do Big Data, essa pesquisa, de cunho exploratório, tem como objetivo, constituir uma visão inicial sobre algumas das principais vantagens identificadas na literatura, condicionantes e dificuldades na utilização do Big Data. Para tanto, realizou-se uma pesquisa estruturada com base em metodologia mista, através da aplicação de questionários semiestruturados na fase quantitativa, seguida de uma fase qualitativa, baseada em análise documental. Dentre os resultados dessa pesquisa foi identificado uma considerável confusão conceitual em torno do tema Big Data, corroborando a literatura sobre o tema. Também foi identificado o efeito da questão da cultura organizacional, sobre a adoção de Big Data nas empresas pesquisadas, e a fase inicial de implementação da abordagem de big data em que a maioria delas está.