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O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA DE SISTEMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Última alteração: 2019-10-07
Resumo
Inserido no campo da Organização do Conhecimento, este estudo buscou uma nova perspectiva para os mapas conceituais como um subsídio metodológico para os pesquisadores em geral para dar suporte no planejamento, na elaboração e na execução de trabalhos acadêmicos. O objetivo propõe o uso desta ferramenta - mapas conceituais como metodologia para a sistematização de informações em trabalhos acadêmicos. A metodologia caracteriza-se como pesquisa exploratória para vir a conhecer outras situações e relações que se desenrolam para os mapas conceituais em trabalhos acadêmicos e como pesquisa descritiva para oferecer contribuições no processo de formação, partindo de conceitos e atividades sobre o tema abordado. A abordagem qualitativa vem a contribuir na produção de conhecimento, por meio da interpretação e compreensão do uso mapas conceituais como metodologia. Os resultados apresentam o uso de mapas conceituais como metodologia para a sistematização de informações em trabalhos acadêmicos por ser uma ferramenta que oportuniza a interação do pesquisador diretamente com o conteúdo, promovendo a aprendizagem significativa, pois atuam como esquema para ajudar a organizar e estruturar o conhecimento. Conclui-se que o mapa conceitual quando utilizado como metodologia permite um olhar mais apurado sobre cada etapa do processo de construção do conhecimento proporcionando uma aproximação entre os temas do estudo e o pesquisador.
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