Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
A classificação em sua perspectiva formativa: um panorama nos cursos de graduação em Biblioteconomia nacionais
Lais Pereira de Oliveira, Walter Moreira, Daniel Martínez-Ávila

Última alteração: 2019-10-07

Resumo


Aborda a classificação em sua perspectiva formativa. Objetiva analisar a ênfase dada nos cursos de Biblioteconomia nacionais para o tema classificação, a partir dos conteúdos e das fontes neles trabalhados. Metodologicamente caracteriza-se como estudo descritivo de natureza quali-quantitativa. Constitui também pesquisa documental, apoiada pela técnica de análise de conteúdo – na perspectiva de Bardin – e pela sistematização estatística dos dados. Os resultados indicam o predomínio de conteúdos clássicos e fontes tradicionais em classificação. Também se evidencia na maioria dos cursos o conjunto de duas disciplinas na área, distribuídas no 3º e 4º períodos e designadas como Representação temática, Esquemas, Sistemas ou Linguagens de classificação. Conclui-se que a perspectiva formativa em classificação é clássica, tradicional e caracterizada por certa padronização e alinhamento, que acabam por refletir a integração dos cursos brasileiros em uma mesma linha de formação.

Texto completo: PDF