Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: INTERAÇÕES DIALÓGICAS
Daniela do Amaral Oliveira Gardin, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


Esta pesquisa tem como tema a Competência em Informação no contexto pedagógico, bem como de suas contribuições, convergências, aproximações e benefícios ao ato de ensinar/aprender ao longo da vida. Teve como objetivo refletir acerca dos aspectos que permeiam a Competência em Informação e suas quatro dimensões (Estética, Ética, Política e Técnica) especificamente voltadas para a atuação dos agentes educacionais. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de levantamento bibliográfico junto aos acervos de bibliotecas universitárias e em bases de dados como no Portal Capes, Brapci, Scielo e Anais do Enancib. Em seguida, foi realizado um levantamento de palavras para criação de uma nuvem de tags relacionadas às convergências e aproximações dos temas. Como resultado, observou-se que as concepções que permeiam a Competência em Informação e suas dimensões perpassam a pedagogia das competências e que a aplicação de seus pressupostos permite a consonância com aquilo que demanda o aprendizado ao longo da vida dos indivíduos na Sociedade da Informação. Por fim, foi sugerida a ampliação de estudos, tanto teóricos como empíricos, que possam coletar dados e produzir conhecimentos ainda mais pontuais da práxis da Competência em Informação junto aos processos pedagógicos.


Texto completo: PDF