Portal de Conferências da UFSC, 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Tamanho da fonte: 
Reflexo dos estereótipos negativos de gênero nas líderes femininas de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Thais Aparecida Pereira, Ana Paula Capuano da Cruz, Flávia Czarneski, Marco Aurélio Gomes Barbosa

Última alteração: 2019-12-20

Resumo


A inserção de mulheres no mercado de trabalho é uma conquista na sociedade contemporânea. Apesar dos avanços, a disparidade salarial e a sub-representação feminina em cargos mais elevados, caracterizam-se como fenômenos decorrentes de estereótipos de gênero. À vista do exposto e fundamentando-se na literatura indicativa de que as mulheres podem se mostrar resilientes ou vulneráveis, o que reflete diretamente em sua autoavaliação (Hoyt, Johnson, Murphy & Skinnell, 2010; Hoyt & Murphy, 2016), desenvolve-se este estudo a partir do seguinte questionamento: qual a percepção das servidoras de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), em posição de liderança, frente à estereótipos negativos de gênero?. Com base em um levantamento realizado com 33 servidoras, os achados indicam que 51,5% das mulheres pesquisadas já se sentiram vítimas de estereótipos prescritivos de gênero em detrimento da atual função de liderança; entretanto, ter sido alvo de preconceitos não afetou a autoavaliação quanto seu desempenho como líder. Caso fossem julgadas com base em estereótipos, 60,6% das respondentes mencionaram que se sentiriam pessoalmente afetadas. Assimetricamente, quando questionadas sobre sua predileção quanto ao perfil da equipe para liderar, observou-se, em alguns relatos, a disseminação de estereótipos de gênero. Os achados confirmam que estereótipos negativos de gênero são transmitidos (in)conscientemente nas relações sociais, por isso, são facilmente reproduzidos; porém, a desconstrução de paradigmas que condicionam o comportamento de inúmeros indivíduos, em particular, no caso da liderança feminina, é indispensável, haja visto que normalmente a capacidade de mulheres exercer papel “agencial” de liderar é questionada.


Palavras-chave


liderança feminina; estereótipo; gênero; mulheres.

Texto completo: PDF