Portal de Conferências da UFSC, 9º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Tamanho da fonte: 
Dimensionamento da Força de Trabalho: um olhar para as Características dos Gastos com Folha de Pagamento nas Universidades Federais.
Ana Carolina Prado, Luiz Alberton

Última alteração: 2020-04-08

Resumo


O dimensionamento da força de trabalho no setor público busca promover a eficiência na administração pública e nos serviços oferecidos à população, incluindo o ensino superior federal. Os gastos com folha de pagamento somam um montante significativo no orçamento e no montante total gasto pelas universidades federais. Este trabalho teve como objetivo caracterizar os gastos incorridos com folha de pagamento nas universidades federais do Brasil. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva com os dados coletados nas bases do portal da transparência do governo federal e no Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), somados aos dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi verificado que dentre as características havia uma relação direta entre a titulação acadêmica dos docentes e a distribuição de recursos de folha de pagamento e ainda que este grau de formação profissional dos docentes, era um indicador para análise das quantidades e distribuição de alunos de pós-graduação. Quase a totalidade das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) já atendiam a meta do Plano Nacional da Educação (PNE) para 2023, que previa um dimensionamento de, no mínimo, 35% de doutores no quadro de professores, mas as taxas de crescimento de matrículas nas IFES não alcançaram ainda os 40% esperado. Adicionalmente foi examinado o dimensionamento de STAES em relação a quantidade de alunos nas IFES. Verificou-se que o gasto mensal nacional com folha de pagamento em 2016 foi em média R$ 886,59 com professores e R$392,47 com STAES por aluno, totalizando um gasto médio mensal com folha de pagamento de R$ 1.279,06 por aluno.

Texto completo: PDF